A DC/Warner está fora do Super Bowl!
O novo Superman de James Gunn e David Cornsweet não darão as caras no primeiro grande evento de 2025!

Com o Superman em evidência na aproximação de seu filme, porque a Warner não estará no Super Bowl para amplificar ainda mais o marketing no azulão?
Com data marcada para 9 de fevereiro de 2025, o Super Bowl é um dos maiores eventos com divulgação do ano, com grandes estúdios marcando presença a bastante tempo. No ano passado, a Disney, que mantém presença constante no evento, lançou o trailer de “Deadpool e Wolverine” que, segundo o Deadline, foi o trailer mais assistido do Super Bowl 2024 com 75,4 milhões de visualizações nas redes. Tendo a própria Warner lançado em 2023 o trailer de “The Flash”.
Mas o que é o Super Bowl afinal?

O Super Bowl está na sua quinquagésima nona edição e não se resume apenas a trailers de filmes. O clássico intervalo do evento traz shows desde os anos 90 com nomes “pequenos” como: Michael Jackson, Madonna, Katy Perry, Beyoncé, U2, Prince, Snoop Dogg, Eminem… A lista é longa!
Atraindo mais de 100 milhões de espectadores, o Super Bowl é a transmissão esportiva de maior destaque e visibilidade nos EUA. Este ano a apresentação fica por conta do rapper Kendrick Lamar na sua segunda participação no evento, sendo sua primeira como atração principal.
Apesar do evento principal em si ser um jogo de futebol americano — o que não desperta muito o interesse do público geral no resto mundo — para os norte-americanos não é um jogo qualquer e sim a final da principal liga de futebol americano, a NFL (National Football League) que neste 2025 será: Eagles X Chiefs
Nem sempre foi assim
Desde os anos 90 o evento foi melhorando as apresentações durante seus jogos e ganhando a atenção do público, primeiro o estadunidense e, posteriormente, o público ao redor do mundo. Nos anos 2000 e 2010 os patrocínios se amplificaram com anúncios de grandes marcas, shows de cantores famosos e trailers de grandes estúdios, além do “boom” do advento das redes sociais e em plataformas de vídeo e streaming. Entretanto, o mais importante para Nerds, Cinéfilos, e Geeks de plantão é a espera dos grandes anúncios do cinema.
Caro pra c#!

Com um custo elevado, de acordo com o Deadline, para o Super Bowl LIX 2025, os estúdios que quiserem participar terão que desembolsar uma bolada de 7,5 a 8 milhões de dólares em troca de apenas 30 segundos num comercial. Não é à toa que este ano apenas três estúdios estão dispostos a pagar, sendo eles a Disney, a Universal e a Paramount que prometem marcar presença com a divulgação de suas aguardadas produções.
E como fica a DC?

Com a ausência do Superman a DC/Warner fica de fora de mais um evento aguardado.
É fato que o esperado trailer do novo Superman já foi lançado no final de 2024, e bateu recordes sendo o trailer mais visto da Warner/DC com mais de 250 milhões de visualizações em 24 horas, com vários teasers divulgados posteriormente. Então, talvez seja “redundante” para o estúdio divulgar algo a mais neste momento, mas a exposição do evento — com 123,7 milhões de espectadores no ano passado — é ENORME e a questão que fica é: “será essa ausência uma boa ideia?”
A ausência do Superman pode ser tanto uma estratégia quanto uma tolice, ou mesmo “falta de grana” por parte da Warner que vem sangrando o caixa da empresa a bastante tempo e não só na divisão de cinema com cancelamentos de projetos já anunciados e, principalmente, iniciados; como também na divisão de games.
Onde, recentemente, o “MultiVersus” — talvez o game de maior sucesso dentre os jogos com serviço da Warner — anunciou este ultimo fim de semana, 31 de janeiro, no perfil oficial no X, o encerramento do game em 30 de maio, deixando os fãs decepcionados. Títulos como “Esquadrão Suicida: Mate a Liga da Justiça” e “Gotham Knights” tiveram uma recepção aquém do esperado, mas ainda mantêm os servidores de pé.

O que se supõe (e a partir daqui é livre teoria) é que, apesar das pernas longas — piada infame —, a Warner ainda não passe muito bem. Desde da joint-venture entre a Warner Media, da AT&T (empresa de telecomunicações) e a Discovery Inc., a reestruturação da Warner Bros. Discovery ainda pode está internamente em curso. Portanto, será a escolha pela ausência do azulão no Super Bowl mais um um show de tomada de decisões errôneas por parte da Warner ou uma estratégia para economizar uns “trocados”?
Ainda sim, aos esperançosos, pode haver uma expectativa de que James Gunn anuncie algo por fora do evento nas redes. Afinal, o “S” no peito “Significa Esperança”